SESSÃO FESTIVA EM HOMENAGEM AOS PAIS

Em Sessão Pública realizada em 16/08/2011, no Templo da Loja Liberdade e União 1158, comemorou-se o Dia dos Pais, contando com presença expressiva de Irmãos do quadro, visitantes, cunhadas, sobrinhos e convidados.

Na oportunidade nos honrou com sua presença o Grão Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente do Estado de Goiás, Irmão Luis Carlos de Castro Coelho, que foi convidado a ocupar o lugar de honra à esquerda do Venerável Mestre, Irmão Manoel da Costa Lima.

Como  palestrante da noite o Padre Cesar Luiz Garcia, Reitor da Reitoria Nossa Senhora das  Graças, foi conduzido ao Oriente pelo Mestre de Cerimônias, Ir. Alberto Sobrinho e pelo Ir. Roberto Labre, amigo pessoal do Pe. César.

Após abertura dos trabalhos, foi feita uma Leitura no Livro Sagrado pelo Orador, Irmão Naylor, que destacando uma Epístola de São Paulo, fez referência a relação entre Pais e filhos, passando a seguir a palavra à Presidente da Associação Filhas de Hiran, Cunhada Eleusa, que após agradecer a presença de todos, solicitou à Oradora da Associação Cunhada Maria das Graças que fez referências  à comemoração e destacou as qualidades do palestrante convidado. Ato seguinte a Presidente da Associação convidou para declamar uma poesia a Senhora Maria do Carmo Costa Lima.

Encerrando os trabalhos das Filhas de Hiran, a cunhada Lúcia, fez uma belíssima prece aos Pais, de uma forma simples e demonstrando uma grande sabedoria ao declinar palavras que encheram de alegria espiritual todos que ali estavam.

Voltando a palavra ao Venerável Mestre, o mesmo convidou o Pe. Cesar a fazer uso da palavra, fazendo referencias elogiosas ao mesmo de forma a mostrar que apesar de padre, o mesmo é um grande conhecedor da história da Maçonaria.Padre Cesar iniciou sua palestra fazendo uma rápida “tour” pela França, como berço da Maçonaria, citando seus estudos e admiração por um grande homem, Jacques DeMolay, o Ultimo Grão Mestre dos Cavaleiros Templários.

Historiou com sabedoria as guerras, os movimentos maçônicos na França, em Israel e outros países vizinhos e que sempre que pode está visitando e percorrendo todos os caminhos que levam à história brilhante que a Maçonaria traçou naquela região.

Comentou sobre os princípios básicos da Maçonaria de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, destacando a Paz reinanteem um Templo Maçônico.

Na pessoa dos Pais, cumprimentou todas as mães ali presentes, comentando que jamais poderia existir um Pai, sem antes existir uma mulher, daí o destaque  imensurável das cunhadas, da mulher, para a nossa existência.

Olhando para o teto do Templo, fez mostrar que ali estavam os vários símbolos do universo, destacando as estrelas e referindo-se a elas como a luz que fora dada ao mundo, o início da criação na sua mais antiga aparição, iniciando-se pelos microorganismos e chegando ao primeiro homem, o homo sapiens, criado à graça e semelhança de Deus.

Continuando a demonstrar a obra de Deus, voltou-se para criação dos seres humanos, mostrando que fomos criados para que tivéssemos harmonia e vivêssemos em paz, celebrando a vida em nome de Deus, pedindo que este continue a derramar sobre todos nós a sua graça, a sua Paz e lembrando que o homem juntou-se a uma mulher para gerar seus semelhantes e continuar a missão divina, que fora criada por Deus.

Encerrou desejando a todos muita Paz e bênçãos.

A seguir a palavra foi passada ao Grão Mestre Estadual Adjunto Ir;. Luis Carlos que fez o agradecimento ao Pe. Cesar pela belíssima palestra em nome do Grande Oriente do Estado de Goiás na pessoa de seu Grão Mestre Ir;. Barbosa Nunes, passando a seguir a referendar o vastíssimo conhecimento do palestrante, a respeito da maçonaria, fazendo em seguida um elogio ao trabalho das cunhadas integrantes da Associação Filhas de Hiram, na pessoa de sua presidente e toda a diretoria.

Passaram aos trabalhos de encerramento e em seguida foi servido um belíssimo jantar aos convidados e irmãos que abrilhantaram a comemoração.

Texto: Irmão Alberto Coelho da Costa Sobrinho
Fotos: Irmão Jairo de Moura

Galeria | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s