Síntese Histórica

SÍNTESE HISTÓRICA DA ARLS “LIBERDADE E UNIÃO”

          Há 75 anos, no alvorejar de Goiânia, um grupo de Maçons fundou aqui um Corpo Afiliado ao Grande Oriente do Brasil. Seu início, a fundação e as vicissitudes da Loj.: “Liberdade e União” para manter-se, e para sobreviver, formam uma história quase mitológica, com seus heróis percorrendo vários labirintos à procura da flor sagrada.

Ao ensejo da transferência da Capital da antiga Vila Boa e logo que começaram a povoar Goiânia, não havia no local escolhido, Loja Maçônica de espécie alguma. Como consequência, os poucos Maçons transferidos ou que aqui vinham se aportando vindo de outros Orientes, tinham necessariamente que se deslocarem e, às vezes, juntos iam, todo fim-de-semana, assistir à Sessão na Loj.: Maç.: “Trindade” localizada na vizinha cidade que lhe emprestou o nome, distante 17 quilômetros da nova Capital que ensaiava seus primeiros passos rumo ao progresso da região e do Estado de Goiás, esperança e meta do então Governo Goiano.

Somente o espírito e o idealismo maçônicos fizeram com que aqueles abnegados Maçons se deslocassem com frequência à próxima cidade, enfrentando sérias dificuldades; e, após algum tempo, entenderam que se tudo aqui começou, era justo que a Maçonaria também começasse.

Foi quando Manoel Guilhermino dos Santos, português naturalizado brasileiro, Gr.: 18 e do quadro de uma Loj.: de Ribeirão Preto, Or.: de São Paulo, o qual no mundo profano era representante de diversas firmas comerciais do seu Estado, Maçom velho e experiente, pertencente também à Loj.: “Trindade”, igualmente fundador da Loj.: “Estrella Rioverdense” do Or.: de Rio Verde/GO. No ano de 1936, sugeriu aos demais Maçons da “cidade menina”, companheiros de duras caminhadas, a conveniência de ser fundada uma Loja Maçônica , cuja idéia foi prontamente acolhida por todos, que a seguir tomaram as iniciativas cabíveis e as medidas necessárias no sentido da concretização da idéia e a implantação do ideal maçônico, na futura metrópole que também despontava.

Imbuídos no mesmo ideário da Arte Real, reuniram-se para um teste em casa de Arthur Magalhães, um Coletor Maçom e também comerciante, cujo estabelecimento era contíguo à sua residência à Av. 24 de Outubro nº 801, na antiga “Campininha”, hoje populoso bairro de Goiânia; onde depois de mais outras reuniões que se sucederam no mesmo local, concluíram os estudos preliminares para a materialização da fantástica idéia, aprovaram definitivamente a fundação da Loja Provisória que recebeu o nome de “Liberdade e União”, sendo desconhecido o nome de quem deu o feliz palpite, pois este foi o nome de vingou.

Desse modo, a 23 de junho de 1937, foi fundada com o título distintivo de “LIBERDADE E UNIÃO”, sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil e no Rito Escocês Antigo e Aceito, com funcionamento semanal às quintas-feiras às 20 horas, pelos valorosos IIr.: Arthur Magalhães, Gr.: 18, João Manoel da Silva, Gr.: 18, Manoel Guilhermino dos Santos, Gr.: 18, Augusto França Gontijo, Gr.: 18, Santino Lyra Pedrosa, Gr.: 3, João Augusto Melo Rosa, Gr.: 3, Floriano Ribeiro Rodrigues, Gr.: 18, Bernardino Rosa, Gr.: 3, Geraldo Sarti, Gr.: 18, Braz Nicolau Limongi, Gr.: 18, Levy Fróes, Gr.: 1, Adélio Ferreira da Silva, Gr:. 1, Henrique Carneiro de Castro, Gr.: 18, João Elias de Oliveira, Gr.: 18, Homero Rosa, Gr:. 3, Divino José de Oliveira, Gr.: 1, Avelino Álvares dos Santos, Gr.: 18, Leopoldo Hermano de Britto, Gr.: 18 e Domingos Garcia Lima, Gr.: 3.

Naquela semana gloriosa, noite junina, com a presença de uns 20 Maçons de diversas origens ou vindos de outras regiões do País e do Estado de Goiás, testemunhas oculares do seu nascimento, tomou posse a Diretoria Provisória em Sessão de Gala, durante a qual usou a palavra o fundador e Orad.: João Augusto Melo Rosa, que discorreu sobre o significado da solenidade do ato e requereu a constituição de uma Comissão Especial de três membros para o fim de fazer chegar ao conhecimento do Exmo. Sr. Governador do Estado a auspiciosa notícia da fundação da Aug.: e Resp.: Loj.: Simb.: “Liberdade e União”.

Deferido seu pedido pelo Ven.: Mest.:, foi composta a Comissão pelo próprio João Augusto Melo Rosa, Arthur Magalhães e Levy Fróes; e prosseguiu o Vem.: Mest.: discorrendo sobre o acontecimento e as finalidades da Maçonaria, finalizou suas palavras conclamando a todos os presentes a trabalharem com entusiasmo pelo bem geral da Ordem e prosperidade, particularmente, da Loja que acabava de ser fundada, pela bateria de alegria declarou encerrada a histórica Sessão.

No dia seguinte, ainda sob as fortes vibrações cósmicas daquela Sessão notável que assinala o marco inicial da vida de “Liberdade e União”, bem como, indiscutivelmente, marcada o início de uma nova fase da Maçonaria Goiana, a Comissão integrada dos IIr.: João Augusto Melo Rosa, Arthur Magalhães e Levy Fróes, encontrou logo meio de levar a boa notícia ao Exmo. Sr. Interventor, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que recebeu entusiasticamente e com a maior satisfação, mesmo porque era Maçom iniciado na Loja “Luz e Caridade”, Or.: de Uberlândia/MG.

A despeito da pessoa do Dr. Pedro Ludovico Teixeira, não sabemos exatamente, quando iniciou-se nos mistérios da Sublime Instituição, da qual ficou afastado por longos anos, dadas, naturalmente, às circunstâncias da época, mas é verdade que sempre viveu como autêntico Maçom.

Ao tempo de seu governo, atendia as reivindicações dos Maçons. Por sua ordem, o Estado de Goiás doou terrenos à Loja “Liberdade e União”, ao Instituto Libertas e à Fraternidade de Assistência aos Menores Aprendizes – FAMA, sendo que todos foram bem aproveitados.

A Maçonaria Goiana é e sempre será grata a esse “Grande Benfeitor” por tudo de bom que fez por ela e pelo Estado de Goiás, notadamente, à Loja “Liberdade e União” jamais o esquecerá; e neste momento, lhe rende, mais uma vez, especial “Homenagem de Gratidão”. (1)

Ao logo destes 75 anos de existência, valorosos, estimados e abnegados IIr.: passaram pelo quadro de obreiros desta Augusta Oficina. De seu seio nasceram as Lojas “Acácia Brasiliense”, “Asilo da Acácia”, “Aurora de Goiás” e “Ordem e Progresso”; entre suas colunas surgiu o ideal de criação do Grande Oriente do Estado de Goiás, bem como das criações da Loja de Perfeição Tiradentes, do Sublime Capítulo Liberdade e União, do Conselho Filosófico de Kadosch n° 9 e do Consistório de Príncipes do Real Segredo n° 4, todos pertencentes aos Corpos Filosóficos. Seus obreiros participaram ativamente das criações do Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás (PEMEG), do Instituto Libertas e da Fraternidade de Assistência aos Menores Aprendizes (FAMA).

Hoje, em pleno século 21, os obreiros do quadro de “Liberdade e União”, seguem firmes, imbuídos dos mesmos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que seus fundadores empunhavam no longínquo ano de 1937, e com a responsabilidade e compromisso de levarem à diante este sonho que se tornou realidade.

(1) – Livro “Os 50 anos de vida de “Liberdade e União” – Ir.: Luiz Gonzaga Marques

4 respostas para Síntese Histórica

  1. Francisco Geraldo Sarti de Carvalho disse:

    Com emoção constato o nome do meu querido avô materno entre os fundadores da importante e nobre Loja Maçônica Liberdade e União. Parabéns aos Maçons pelos 75 anos da Loja.
    Francisco Geraldo Sarti de Carvalho

    • Francisco Geraldo Sarti de Carvalho disse:

      Enviei pelo “e-mail” do Grande Oriente do Estado de Goiás a foto histórica de Geraldo Sarti, um dos fundadores da Loja Liberdade e União. Na fotografia ele está com os paramentos da Maçonaria. Geraldo Sarti, já era Maçom na antiga Capital. Gostaria que a referida foto fizesse parte dos arquivos da Loja Liberdade e União. Geraldo Sarti, de saudosa memória, meu querido avô, tinha orgulho em ser Maçom e de pertencer a essa nobre Loja.
      Francisco Geraldo Sarti de Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s