Cláudio das Neves


Cláudio da Neves

Nascimento: 01/04/1924 em Anicuns/GO

Filiação: Claudionor Mendes das Neves e Cecília das Neves

Profissão: Militar e Advogado

Iniciado na ARLS “Liberdade e União” nº 1158 em 25/03/1949, elevado em 21/05/1949 e exaltado em 06/07/1949, onde exerceu os cargos de Orador, 1º Vigilante e Venerável-Mestre por três mandatos (54/55, 55/56 e 63/65)

No Grande Oriente do Estado de Goiás exerceu o cargo de Grande Procurador de 1972 a 1975, quando do seu trágico falecimento em 26/07/1975.

Foi em seu último mandato à frente de Liberdade e União (63/65) que se deu a demolição do segundo Templo da loja para dar lugar ao Edifício Liberdade, onde hoje se encontra o atual Templo desta Oficina.

A histórica última Sessão realizada no Templo a ser demolido, deu-se no dia 16 de outubro de 1964 quando ao final da mesma, o então Venerável-Mestre da ARLS Ordem e Progresso II, Irmão Nasseri Gabriel, entregou as chaves do Templo daquela Oficina para que Liberdade e União lá se abrigasse pelo tempo necessário.

Segue abaixo, trecho do Livro “Os 50 Anos de Vida de Liberdade”de autoria do Irmão Luiz Gonzaga Marques:

“O Irmão Cláudio das Neves foi um maçom vibrante, desses homens iluminados que periodicamente aparecem, desprendido e altruísta, legou a todos um grande exemplo, somente revelado após seu brutal passamento para o Oriente Eterno, quando a família encaminhou seu corpo à Universidade Federal de Goiás cumprindo seu desejo em respeito à doação feita por ele via de competente Escritura Pública. Encerrada as solenidades fúnebres e as merecidas homenagens prestadas ao Irmão Cláudio das Neves no Templo de Liberdade e União, o enterro de seu corpo foi simbólico e o mesmo entregue à Universidade Federal de Goiás segundo sua vontade; e só depois de uns 15 dias servindo à ciência, o Irmão Jair Assis Ribeiro e outros mais ligados à família, chamados, transportaram o corpo para o Cemitério Jardim das Palmeiras onde fora sepultado alta hora da madrugada.”

Devida à sua grande importância dentro, não apenas de Liberdade e União, mas da maçonaria goiana e mineira, o Irmão Cláudio das Neves recebeu as mais devidas e merecidas homenagens após o seu passamento.

A ARLS “Liberdade e União” nº 1158 da ocasião de seu Jubileu de Ouro (50 anos), instituiu no dia 23/07/1987 através do ato nr. 3/87, a Comenda Gratidão Maçônica “Cláudio das Neves”, para ser outorgada a Maçons ou entidades paramaçônicas que prestaram relevantes serviços a “Liberdade e União” ou à Maçonaria.

Ato que instituiu a Comenda Gratidão Maçônica Cláudio das Neves

O Grande Oriente do Estado de Goiás homenageou o Irmão Cláudio das Neves, dando o seu nome ao Salão de Eventos do Palácio Maçônico “Nasseri Gabriel”.

Placa no Salão Social do GOEG

Em Uberlândia/MG, o Irmão Cláudio das Neves foi homenageado pelos maçons mineiros com a fundação da ARLS “Cláudio das Neves” nº1939.

Fachada da ARLS "Cláudio das Neves" nº 1939, Oriente de Uberlândia/MG

Segue abaixo, link do artigo que fala sobre o Irmão Cláudio das Neves escrito pelo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás, Eminente Irmão Eurípedes Barbosa Nunes, publicado no Jornal Diário da Manhã, edição do dia 11/06/2011.

CLÁUDIO DAS NEVES DOOU SEU CORPO A SERVIÇO DA CIÊNCIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s